Pescaria predatória no Rio Solimões tem por base flutuantes como esse, os camaradas vendem gelo e compram os peixes lisos (grandes bagres), animais que estão no topo da cadeia alimentar do grande Rio. Assim, pirararas, bacus, piraíbas, pacamons, douradas, capararis, surubins e outros bagres são trazidos a essas estruturas, onde depois de eviscerados e tirada a cebeças, são postos em gelo até que uma embarcação os recolha e leve a um frigorífico, que processa as postas ou vende os peixes dessa forma, para outros estados brasileiros e mesmo para além fronteiras.
segunda-feira, 30 de julho de 2012
O tamanho do Sheltie
Sanjaya fez nove meses no dia 19 de julho e já está no tamanho e peso de um cão adulto. Está muito peludo e acho que a pelagem ainda está crescendo, e é muito bela, principalmente quando exposta à luz do sol.
Muita gente que não conhece a raça acha que ele é um pequeno collie, um collie anão, mas não tem nada disso é um cão com caracteristicas próprias de pastor, nisso Sanjaya já está desperto, e deixa esse dom bem claro quando está no campo, em contato com os animais da criação.
Aqui, dá pra ver a relação de tamanho, na postura de alerta.
sexta-feira, 20 de julho de 2012
Ontem foi dia de Sanjaya
Sanjaya ontem fez nove meses de seu nascimento. Está no tamanho de um cão adulto, e muito peludo. Há situações em que ele parece mais um felino que um cachorro. É um grande companheiro e educado, e até dá os alertas para qualquer intruso ou ruído diferente, mas para nós, que estávamos acostumados com a "disposição" de nossos dogos argentinos, o Sanjaya parece um frouxo. Mas aqui não é crítica, pois ele está no padrão que se espera de um Sheltie de alta linhagem.
Neste dia, Sanjaya faz a saudação aos moradores de Alemanha, Canadá, Estados Unidos e Rússia, que fielmente - e para nós, de forma surpreendente - dão grande audiência ao Mundo de Sanjaya.
Ave!
domingo, 15 de julho de 2012
quarta-feira, 11 de julho de 2012
Sanjaya faz apelo pelas Tartarugas da Amazônia
No baixo Solimões, frente à Vila de Bela Vista, todos os anos sai uma linda praia de areias trigueiras. Lá, aninham ananaís, marrecões, gaivotas, marrequinhas, bacuraus e corta-águas. Também, por lá, tentam nidificar os tracajás, iaçás e tartarugas.
Tentam, é isso, porque a cabocada não deixa. Pela manhã, os moradores de Bela Vista atravessam o braço do Solimões e voltam com baldes carregados de ovos das aves e das poucas tartarugas que ainda se arriscam a subir à praia na calada da noite.
Pois é! Ribeirinho não tem nada de DEFENSOR DA FLORESTA.
Na foto uma apreensão de tartarugas que vieram do Purus.
terça-feira, 3 de julho de 2012
O temperamento do sheltie
Sanjaya está com oito meses. É um cachorro alegre e brincalhão, mas suas graças são comedidas e muito peculiares. Ele faz festa mas não toca nas pessoas, corre, dança apoiando-se apenas nas patas traseiras, cria circuitos com obstáculos que repete várias vezes, sem errar. Adora crianças, e quando vê uma, late e chama para brincar. Gosta de brinquedos e diverte-se fazendo esteira.
Sanjaya e a ferocidade
O sheltie é muito parecido com um lobo, um pequeno lobinho. Sanjaya quando era pequeno foi visitar a casa de um amigo de seu preceptor, um criador de hotwaillers. O Renê viu Sanjaya e disse: "Esse cachorro parece uma raposa".
É isso, o sheltie parece uma raposinha, ou um lobo peludo, mas quanto à ferocidade, já é outro departamento! Eu nunca vi Sanjaya com uma cara como a desse lobo da foto, no máximo uns latidos de alerta. É uma animal pacífico, de energia calma e tranquila.
Assinar:
Postagens (Atom)