quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Sanjaya e a banda desenhada: Astérix

Ano de 1971, Escola Técnica Federal do Amazonas, meu professor de desenho técnico era o Edmilson Salgado, um camarada descolado, gentil, profundo conhecedor da arte de naquim e régua T, habilidoso em ensinar, era um amigo. Foi esse gajo que me apresentou à magia do traço e fascinantes roteiros de René Goscinny e Albert Uderzo, criadores de Astérix, o Gaulês. A revista elegante, bem desenhada e colorida virou mimo de presente e item indispensável da minha geração, junto com os long plays do Carlos Santana, Pink Floyd, Quinteto Violado, Milton Nascimento...coisa de quem se achava o mínimo esclarecido. Tudo é transitório, muda, mas ficou a paixão pelos quadrinhos!
Ganhei de minha filha a história da revista ASTÉRIX de A à Z, da Bibliothèce Nationale de France.
                                                                                              (preceptor de Sanjaya)

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Hoje é dia de Sanjaya

Sanjaya nasceu em 19 de outubro de 2011. Hoje é dia de Sanjaya!

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Dia de Sanjaya

No dia 19 de fevereiro de 2014 Sanjaya faz 28 meses de vida. Veio para Manaus com 60 dias, o Luiz (amigo) fez a gentileza de viajar a São Paulo especialmente para trazer o filhote pois as companhias aéreas só aceitam despachar cães com idade superior a 4 meses. 
O sheltie é um cão sem paralelos (já criei dogos, filas, dobermans, bullmastiffs, cocker spaniels, pastores belgas e pastores alemães), educa-se facilmente ao convívio de um apartamento (asseio); come de forma moderada e não estraga um grão de ração (digo que é um cachorro de guerra); apesar de imensamente peludo, não larga pelos na casa (paradoxalmente); não necessita de tosa da pelagem; faz esteira sozinho; não é agressivo com outros animais e não morde os humanos; não é barulhento, pois só late se houver um motivo relevante; é o síndico da casa, alerta para qualquer ruído diferente nas máquinas e equipamentos domésticos; não tem cheiro ruim; conversa com humanos.

domingo, 16 de fevereiro de 2014

Sanjaya e pupunhas

Pupunhas amarelas, somente as grandes têm caroço.

Sanjaya adora pupunhas, sejam amarelas ou vermelhas (na caixa), mas a prioridade era refrescar-se.

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Filhote de dorper

Burreguinho Dorper havia acabado de nascer ao receber esse abraço.

O sheltie e outros animais

O Sanjaya é criado em um apartamento, um cão urbano, não sai às ruas, não passeia nos parques. Seus exercícios são limitados à esteira, o que faz com muita alegria. Nos fins de semana Sanjaya vai para uma pequena fazenda onde há grande áreas gramadas, campo de pasto, animais domésticos (gatos, ovelhas, porcos) e uma infinidade de indícios de animais selvagens que por alí transitam às escondidas (macacos, tamanduás, cutias, tatus, pássaros). Sanjaya simplesmente ignora tudo isso e se mantem um cão de hábitos urbanos. Uma pena!