domingo, 29 de junho de 2014

No mundo de Sanjaya tem: Abacaba

Bacaba ou abacaba? Depende do lugar, no Rio Purus é abacaba, nos arredores de Manaus bacaba. Concorre com açaí e o patoá em termos de bebidas feitas com frutos de palmeiras na Amazônia. Há gente que nunca experimentou abacaba e faz deboche com a fruta, taxando uma coisa ruim de "bacaba rala". O "vinho" de abacaba é delicioso, lá no mundo de Sanjaya tem umas touceiras na mata que margeia o Solimões.

quinta-feira, 19 de junho de 2014

Cachorros na História do Brasil

Plácido de Castro, o comandante da Revolução acreana, cercado de cães, em um seringal do Rio Acre. A foto foi tirada por Percy Fawcett, aquele inglês que desapareceu buscando o Eldorado nas matas do Xingu.

Hoje é dia de Sanjaya

Sanjaya, o sheltie blue merle muito amado, faz hoje dois anos e oito meses de vida.

sábado, 14 de junho de 2014

Deus na visão de Baruch Spinoza (1632-1677)


Pára de crer em mim - crer é supor, adivinhar, imaginar. Eu não quero que acredites em mim. Quero que me sintas em ti. Quero que me sintas em ti quando beijas tua amada, quando agasalhas tua filhinha, quando acaricias teu cachorro, quando tomas banho no mar.

domingo, 8 de junho de 2014

Fugindo da Copa do Mundo no Brasil

A imagem acima é de um cineasta brasileiro (jornal O Globo de 08/06/2014) fugindo com sua cadela para o Uruguai, durante os jogos da Copa do Mundo no Brasil. Ele não gosta de futebol e a cadela fica estressada com o barulho de fogos.
Aqui um paralelo, o preceptor de Sanjaya também não sabe nada de futebol, não tem time de predileção, e só sabe o nome de dois jogadores da Seleção (Neimar e Júlio César). Sanjaya fica ensandecido a latir quando há muitos fogos e provavelmente o destino, em dias de jogos, será longe de torcedores apaixonados.

Pescaria na Costa do Arapapá

Pescaria de matrinxãs, curimatãs e jaraquis que saem dos lagos de águas negras quando o Solimões vence os obstáculos que separa as águas.


Estrada do Arapapá, o Rio Solimões vencendo a estrada e os cardumes passando por cima da estrada.

A ovelha negra

Ontem a tarde essa ovelha negra santa inês deu à luz, no meio do campo, a três borreguinhos. Dois machos negros como a noite e uma fêmea fumacinha.

sexta-feira, 6 de junho de 2014

Lições do Mestre Sanjaya: Laconismo dos Espartanos

Licurgo, legislador espartano

Filipe II da Macedónia queria unir todos gregos sobre seu domínio. Durante um cerco à Esparta, Filipe II envia uma mensagem aos espartanos:

“Se não se renderem imediatamente, invadirei as vossas terras. Se os meus exércitos as invadirem, irão pilhar e queimar tudo o que vocês mais prezam. Se eu marchar sobre a Lacónia, arrasarei as vossas cidades.”


Alguns dias depois o Rei recebeu a resposta dos espartanos, abriu a carta e lê somente uma palavra: “Se”.