segunda-feira, 28 de maio de 2012

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Sanjaya é internacional

O Blog O MUNDO DE SANJAYA tem audiência qualificada também além fronteiras, e mesmo com poucos meses, até hoje apresenta 92 acessos da Alemanha, 66 do Canadá, 43 da Rússia, 27 dos USA, 08 do Reino Unido, além de acessos pontuais da Malásia, Argentina, França e Portugal.

Gentes, coisas e aspectos do Mundo de Sanjaya 6

A dacha de Sanjaya fica às margens do Rio Solimões a 50 km em distância geodésica de Manaus, mas percorre-se cerca de 70 km pelas estradas. No ramal da Bela Vista, que deriva da estrada Manaus-Manacapuru, a pinguela (ponte de madeira) sobre o igarapé do bueiro, as águas já passam por cima e as pessoas tomam banho sobre o leito da estrada.

terça-feira, 22 de maio de 2012

Sanjaya tem pedigree

O nome do caboco é SANJAYA FROM CASTLE OF SHALOTT, Registro no CBKC n°SPAI/11/08418, emitido em 09/04/2012. Agora Sanjaya é "cidadão" documentado, pode participar de exposições e campeonatos no Brasil, e no mundo.
Meus parabéns à Sinara e Valdir Salustiano, criadores compromissados com a raça PASTOR SHETLAND.

sábado, 19 de maio de 2012

Hoje é dia de Sanjaya

Hoje, dia 19 de maio de 2012, Sanjaya faz sete meses. Está com 8,5 kg, mede 34 cm na cernelha, as orelhinhas cairam na forma do padrão sheltie, os testículos desceram e estão do tamanho de azeitonas médias, a pelagem do pescoço, corpo e calda está perfeita, só preocupa dois dentes caninos, pois o superior esquerdo ainda está descendo e o inferior esquerdo aparenta um ângulo aberto. O dono do canil de origem afirmou que o pedigree já está sendo enviado.

Gentes, coisas e aspectos do Mundo de Sanjaya 5

Resgate do Almeida perdido.

Gentes, coisas e aspectos do Mundo de Sanjaya 4

Belíssima vista do Solimões na cheia, com pescadores cercando cardumes de jaraquis.

Gentes, coisas e aspectos do Mundo de Sanjaya 3

O trator pediu pausa, a limpeza do açude fica para outro dia.

Gentes, coisas e aspectos do Mundo de Sanjaya 2

Sanjaya revisita o reino das Amazonas e captura o instantâneo de guerreira, e seu súdito, recolhendo jaraquis, matrinxãs e piaus, para sua saudável dieta do Solimões.

Gentes, coisas e aspectos do Mundo de Sanjaya 1

 O fabuloso barrão Estrelinha e seus pimpolhos. Esse sim é um macho de culhões!

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Alto Purus, porcos montados, cheia de 2012

Sanjaya obteve esta bela foto no site purusonline, e ela retrata porcos criados na natureza (montados ou monteiros) sem lugar para transitar ou comer, procurando os arredores das moradias humanas, na busca de proteção e comida, na região do alto Rio Purus, já no Estado do Acre.

A Cheia de 2012 em Itacoatiara

Sanjaya esteve em Itacoatiara na Páscoa, estava linda! Aquele povo é tão...explêndido, em sua hospitalidade, aquele rio que se renova a cada segundo é tão apaixonante! Sanjaya faz ombros ao bravo povo de Itacoatiara nesta cheia, cheia de custos de toda ordem, de 2012.

domingo, 13 de maio de 2012

Sanjaya e a piracema

A cheia de 2012, que aponta para ser a maior da história do Amazonas, já acessou os lagos e chavascais isolados pelas terras firmes gerais e altas restingas. Ao sentir a frescura das águas barrentas do Solimões, os cardumes de jaraquis, curimatãs, aracus e matrinxãs migram para o grande Rio. Na  saída, por cima da estrada do Arapapá, as pessoas pescam com malhadeiras, tarrafas, arrastões.
Sanjaya observa a fartura de seu mundo.


Sanjaya visita o Reino das Amazonas

Neste sábado, dia 12 de maio de 2012, Sanjaya fez uma visita protocolar à Rainha das Amazonas - a lendária "Peruana", nas margens do fabuloso Solimões. Sanjaya chegou num dia espetacular, com a saída em grandes cardumes, de jaraquis, curimatãs e matrinxãs, dos lagos de águas escuras acessados pela cheia de 2012.
No reino das Amazonas, dominado por Peruana, não tem homem mandando, lá as mulheres pescam, plantam, cuidam de gado e ... tem menino prá caramba (alíás, meninas - futuras amazonas).


quinta-feira, 3 de maio de 2012

O Mundo de Sanjaya e a Sabedoria do Gita


Canto X
Fala Krishna
32.Sou princípio, meio e fim de todas as coisas criadas, Arjuna; entre as ciências sou a ciência do espírito supremo e sou o argumento Vâda entre os que discutem.
33.Sou a vogal A entre as letras; o composto copulativo entre as palavras compostas. Sou o tempo infinito, o mestre ordenador, cujas faces estão em toda parte.

terça-feira, 1 de maio de 2012

Recanto do peixe em Iranduba, Sanjaya recomenda

A Manaus chega peixe de muitos lugares, vêm da calha do Solimões, do Purus, do Negro, do Amazonas, das criações em represas e açudes, mas... conta-se nos dedos onde se possa comer um peixe de qualidade.
Há os restaurantes refinados, que vendem peixe com "acabamento" de chef, como o Banzeiro e o Choupana - e são bons lugares - mas peixe fresquinho, sem muita sofisticação, aí é difícil. Havia, ou ainda há, o Galo Carijó, lá perto da beira do Mercadão Adolfo Lisboa, mas com todo o respeito, apesar do peixe fresco, é um muquifo, sem o mínimo de conforto ou segurança. Sobram lugares como o Bosco, lá na Redenção (o nome do lugar é Recanto do Peixe), que agora ficou bem melhor com a ventilação e novas mesas. Lá come-se jaraqui, matrinchã, tucunaré, tambaqui, pacú, pirarucu, tudo fresquinho, seja frito, cozido, escabeche.
Agora, o Bosco abriu, de início para almoço, uma filial no KM 23 da Manaus-Manacapuru, onde, inclusive, Sanjaya esteve presente e recomenda.