domingo, 30 de setembro de 2012

As inquietações sociais de Sanjaya: índios e hatianos


Em 2011 e 2012 chegaram várias levas de hatianos a Manaus. Houve um leve apoio do Poder Público, mas a ajuda pra valer a esses desvalidos veio das igrejas cristãs (com maior ênfase aos católicos) e do povo que, sensibilizado, carreou donativos e empregos. Por outro lado, na periferia de Manaus índios de várias etnias estão jogados à própria sorte, e não contam com a simpatia e sensibilidade dos manauaras, como aconteceu aos hatianos, e moram em condições precárias, sem emprego, os filhos entregues ao risco da prostituição, drogas e tudo mais que não presta e advém da miséria.
Paradoxalmente, os manauaras adoram os índios estilizados do boi de Parintins e existe um Órgão da União dedicado a cuidar dos índios.

Sanjaya pede socorro para a Ilha de Bela Vista no Solimões


Neste início de outubro  a Ilha de Bela vista, em frente à Vila do mesmo nome, no Baixo Solimões, está com suas terras à mostra, ricas para lavouras rápidas. No outro lado, forma uma imensa praia de areias trigueiras e fofas onde os animais teimam em fazer seus ninhos. Ao longo da ilha surgem várias lagoas (como essa da  foto) onde toneladas de peixes ficam aprisionados (curimatãs, tucunarés popocas, pirapitingas, bodós, tamoatás e muito mais) e são um chamariz para pássaros pescadores e para as pessoas da Vila de Bela Vista, que os pescam com tarrafas e malhadeiras.
A ilha não tem dono - ou seja, é da União - e isso é um mal porque o Poder Poder Público não liga a mínima para o que lá acontece. As poucas tartarugas, tracajás e iaçás que  teimam em desovar por ali são capturadas e têm seus ovos arrancadas pelas pessoas, essas mesmas pessoas enchem baldes com ovos das gaivotas e corta-águas, pescadores de peixe liso fazem armadilhas para piracatingas - na cara dura - usando carne de botos vermelhos, que matam a tiros ou a arpão... e ninguém faz nada.
O preceptor de Sanjaya tem conhecimento que a uns 60 anos atrás um inglês que vivia na Vila de Bela Vista conseguia, sozinho, e com uma arma na mão, manter os ninhais seguros e nas cercanias abundavam quelônios, aves e peixes.
Sanjaya APELA por socorro!

terça-feira, 25 de setembro de 2012

A pelagem do sheltie

Sanjaya aos onze meses mostra uma pelagem exuberante. A coleira está densa e sedosa, o pelo das ancas não é tão sedoso, parece um arame fino, e alcança mais de 20 cm. A maravilha é que as patas, anca e orelhas são mantidas naturalmente de pelo curto. O sheltie não precisa de tosa... e no caso de Sanjaya, não solta pelos na casa, como acontecia com as duas cocker que tivemos.

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Adeus cachorro!

Raphael de Carlos postou em seu blog um comovente cartoon das lembranças de menino de um criador de vira-latas. Veja http://raphaeldecarlos.blogspot.com.br/2011/09/adeus-cachorro.html

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Hoje é dia de Sanjaya (onze meses)

Sanjaya nasceu em 19 de outubro de 2011 e hoje faz onze meses. As fotos são de hoje, na sua dacha nas margens do rio Solimões, e mostra como está belo e saudável.

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Frutas do mundo de Sanjaya - a Sorvinha

A sorvinha, encontrada nas feiras de Manaus, vem de uma árvore linda, que fica mais bela ainda quando coberta de flores. A fruta quando madura desfaz na boca e é deliciosa.

domingo, 16 de setembro de 2012

Inovação da vida com filhote tricolor

Filhote Sheltie tricolor macho nascido a 03 deste mês no canil de procedência de Sanjaya. Esse focinho vai ficar comprido como o do Pinochio.

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Sanjaya e a audiência internacional

O Mundo de Sanjaya, surpreendentemente, tem uma rica audiência no estrangeiro, verifique:


Quanto tempo vive um cão?

Recentemente uma amiga perguntou quanto tempo deveria viver um sheltie, ousei responder 20 anos. Há excelentes estudos com dados minuciosos sobre a longevidade canina (http://arcadenoe.sapo.pt/artigo/quanto_tempo_vivera_o_meu_cao_/165), mas o preceptor de Sanjaya cria cães a mais de 50 anos e vem observando alguns detalhes: os cães de pequeno porte são mais longevos que os demais; a longevidade dos cães tem aumentado com a apuração das raças, cuidados veterinários, critérios científicos de alimentação, exercícios. Ainda, o cuidado diário e o toque na pelagem (escova, massagem) identificam precocemente muitas doenças.
Em Manaus é conhecida uma pincher que viveu 25 anos. Assim, espero não ter errado muito ao projetar a vida de Sanjaya para duas décadas.

Sanjaya bebê na esteira da roçadeira

Aqui Sanjaya com apenas 3 meses, andando no campo, na esteira da roçadeira mecânica.

Sanjaya menino na esteira

O Sheltie é um cão de energia tranquila, contudo necessita de muito exercício. Em Manaus há poucos espaços onde seja possível passear com cães e não dá para esperar apenas os fins de semana para Sanjaya fazer exercícios no sítio, assim ele faz esteira desde os 4 meses (sessões de quinze minutos).

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Filhotes de Sheltie


Este cão  é Winter o pai de Sanjaya.

O Canil Shalott tem uma ninhada de Shelties tricolores, nasceram dia 03 deste setembro. Maiores detalhes http://www.shalottkennel.com/

Sanjaya e amigos VIPs


Sanjaya não poderia deixar de fazer o registro da bela energia deste instantâneo com Milena e Clarissa.

Sanjaya faz visita protocolar à família Desterro e Silva

 
Neste domingo, 09 de setembro, Sanjaya fez visita para conhecer pessoalmente a linda Família formada por Érico, Milena e Clarissa. Neste primeiro contato foi, digamos, comedido nas suas manifestações, o que foi creditado ao forte calor do dia.