sábado, 22 de junho de 2013

Sanjaya pede socorro para Irmão boto!


O Mundo de Sanjaya tem sido uma agradável brincadeira de seu dono - aqui chamado de preceptor, a exemplo de Alexandre que teve por preceptor Aristóteles e Aquiles, o centauro Qron - e foi surpreendente a resposta tanto dos brasileiros quanto daqueles além fronteiras, muita gente, centenas, dos Estados Unidos, Alemanha, Russia, Canadá, Reino Unido, Índia, Macedônia... É encantador!

Durante 4 anos, com outro blog, postei assuntos que entendia mais sérios e preocupantes, a audiência era bem pequena comparável ao Mundo de Sanjaya. Sou agente político, fiscal da lei e entendi que enquanto tivesse o posto de direção que ocupo manteria o citado blog fora do ar, e fiquei restrito a relatar com fotos o crescimento, a companhia e as descobertas do pequeno pastor de shetland que divide sua existência comigo e minha esposa, aqui acolá falando de coisas da Amazônia, principalmente de meu amado Rio Solimões a quem atribuo vida e personalidade, e com quem convivo semanalmente.

Mas há coisas que não dá prá se conter, vejam a foto a cima, em Tapauá, Município do Amazonas na calha do Rio Purus, os camaradas matam os botos (pelo bico são animais vermelhos) para fazer iscas para captura de piracatingas (um pequeno bagre pintado), peixe comedor de cadáveres, um abutre das águas, que é uma iguaria dos peruanos. Mandam para as cidades peruanas barcos carregados.

Essa pescaria, chamada de pescaria de birosca, ocorre nas beiradas de Manaus e demais cidades do Amazonas e não há reprimenda nenhuma contra esses malfeitores. As autoridades brasileiras ligadas ao controle ambiental se mostram preocupadas e tomam medidas urgentes quando as pressões vêm do estrangeiro, as nossas vozes por aqui só encontram ouvidos moucos.

Sanjaya pede socorro para os irmãos botos!


Um comentário:

Comente