domingo, 28 de dezembro de 2014

Cascata trófica e lobos mudando rios

Este belo documentário mostra como a reintrodução de lobos em um local desequilibrado mudou não somente as cadeias biológicas, mas também o comportamento dos rios.

Lamentavelmente, nos grandes rios da Amazônia, a pesca sem limites dos grandes bagres, animais do topo da cadeia alimentar, está desestruturando um sistema.

domingo, 30 de novembro de 2014

Rico mata periquito e pobre salva as preguiças

Esse camarada é o Altair, peão que ontem salvou duas preguiças de uma área onde o trator limpava a capoeira para plantio de açaí.
Em Manaus continua a polêmica do condomínio de novos ricos que assassinaram centenas de periquitos porque danificavam suas palmeiras exóticas.
O órgão estadual ambiental levou quarenta aves para fazer análise mas não encontra laboratórios para saber se os bichos foram ou não envenenados (dá prá ter credibilidade um troço destes?).



quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Condomínio dos Mata-Periquito

Manaus é encravada no meio da Selva, permeada de banhados, igarapés, lagos, anhingais, areiais e grandes rios, tudo isso ambiente adequado para palmeirais variados, açaí, buriti, buritirana, marajás pupunharana, paxiúbas, tucumã, tucumã-piranga, tucum etc, etc, etc. Ocorre que a meca de novos ricos que moram em Manaus não é mais o Rio de Janeiro, é Miami. 
O gajo vai a Miami e vê umas palmeiras lindas - o troço é de lá - e dá um jeito de trazer uns pés para cá, endoida o síndico, ou o "incorporador" já vende o condomínio com as benditas palmeiras.
Periquito, papagaio, arara, anacã, maracanã, curica e outros psitacídeos nunca atacam e destroem as folhas de uma palmeira nativa, mas se encantaram pela palmas exóticas de palmeiras já plantadas  adultas (porque novo rico não tem tempo para esperar, já quer ver o negócio pronto, bonito, igual a Miami) e devastaram as folhagens, roendo.
Prá quê! Os novos ricos ficaram putos e cobriram as palmeiras com uma tela - coisa ridícula! Não deu jeito. Agora estão envenenando os periquitos, no Condomínio Efigênio Sales, em Manaus.


quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Aniversário do preceptor de Sanjaya


Colegas de trabalho do preceptor de Sanjaya o retrataram numa réplica sobre o bolo de aniversário do primeiro, hoje. Porque Sanjaya não tem dono, mas como Aquiles - o grego que teve o Centauro Qron - tem preceptor. O porco é o barrão estrelinha.

sábado, 1 de novembro de 2014

Travessuras de Sanjaya, o cão medroso


Hoje Sanjaya entrou em modo medroso, devido uns barulhos de obras no sítio, e correu para a mata fechada. Uma dúzia de pessoas foi mobilizada para localizar o camarada, que depois encontrou o caminho de volta sozinho.

sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Imagens do Mundo de Sanjaya: pitayas

A pitaya é uma cactácea trepadeira que se adapta muito bem ao clima do Amazonas. A touceira que aparece junto ao Danilo tem 3 e anos, é da variedade vermelha (a casca é vermelha e a polpa é vermelho vivo) e frutifica o ano inteiro. 
A pitaya tem suas raízes adaptadas para agarrar em cascas de árvores, pedras, de forma que não é recomendável fazer a limpeza com enxada, para não arrancar as raízes que ficam à flor da terra. A tela é para proteger dos carneiros.

No Mundo de Sanjaya também tem manga comum, manga haden, abacate (o abacate é universal, todos gostam: humanos, macacos, cachorros e gatinhos), cajá-manga, banana d'água e banana pacovã.

Gatinha linda nasceu numa gruta e lá conseguiu, com uma irmã, sobreviver ao ataque de cães vadios que devastaram outras ninhadas anteriores de sua cuidadosa mãe.



domingo, 19 de outubro de 2014

Ontem foi dia de três anos de Sanjaya

Ontem, dia 18 de outubro de 2014, foi aniversário de três anos de Sanjaya, agora já é adulto. Bela aquisição um sheltie, para quem quer companhia, cão que se impõe a regras, compreende e interage com humanos.

Foto que o dono do canil mandou na época das negociações (trinta dias).

Com 60 dias, dois dias após a chegada a Manaus.

Bebê, tomando conhecimento da grama.

Com o preceptor, ajudando no trabalho do campo.


Viagem à Silves.

Conhecendo um gigante, o Rio Solimões.

Adolescente surfando sobre carro.

Acompanhando pescaria na piracema.

Foto para ilustrar camisas.

Viagem à Itacoatiara.

Aprendendo o trabalho do campo.

Vistoriando pasto.

Esteira apara aliviar tensões.

Viagem de adolescente.

Imagem viral de internet 1.

Para ilustrar camisas.

Imagem viral de internet 2.


domingo, 12 de outubro de 2014

Imagens do Mundo de Sanjaya no verão (outubro)

Gatinha residente faz as honras da casa.

Conta as novidades, cordeiros que nasceram, ninhada de bacorinhos, começou a cair mangas etc.

Remarcando território (mijando).

Pupunha à fartura para os japós e macacos.

Pau-Brasil, presente do Danilo

Coisa rara (não devia ser), belo exemplar de sorvinha.

Jovem exemplar de Mapati, uva da Amazônia.

Mudas de açaí BRS-Pará esperando as primeiras chuvas para irem à campo.

Datalhe da muda de açaí BRS-Pará.

domingo, 28 de setembro de 2014

Temperamento do sheltie

Loup, sheltie com dois anos

Sanjaya fará três anos dia 19 de outubro de 2014, Loup fez dois anos dia 07 de setembro último. Nossos shelties têm demonstrado temperamento tranquilo, não são agressivos com outros animais nem com humanos. No sítio tem uma gata (agora conseguiu criar duas filhotinhas lindas, malhadas de várias cores) que convive bem com Sanjaya, embora fuja ou ataque cães vadios que aparecem por lá. A reação aos porcos e carneiros é de quase indiferença, e quando uma mãe parida se alvoraça pela presença do cão, ele não esboça qualquer reação de temor ou de agressão, acho que sabe que é pastor, está numa outra medida da escala.
Sanjaya somente não tolera que cães vadios entrem na área de seu domínio, e por uma vez tive que interromper sua investida contra um bando, coisa temerária, o sheltie pequeno, sem experiência em combate, contra um bando de cimarrones, acostumados a toda sorte de escaramuças.
É um cão ideal para quem quer companhia, animal limpo, inteligente, que não causa temor nem há risco de agredir  e causar dano em uma criança. Sanjaya quando encontra crianças, late, chamando para brincar.
Niver de Loup, cerveja e bolo.


Congratulações de Sanjaya, cheirando a bunda

segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Cachorros no poder

Neste período ocorrem no Brasil campanhas para as chamadas Eleições Gerais - Presidente da República, Vice-Presidente, Governadores dos Estados e Vices, Senadores da República e Deputados Federais e Estaduais - ficam excluídos os Prefeitos e Vereadores, campanhas que ocorrem dois anos depois.
Pelas fotos abaixo verifica-se que os cães têm presença ativa nas rodas de poder, nos vários continentes, mas os candidatos devem encarar ANIMAIS como uma questão menor, quiçá por medo de serem ridicularizados, de apresentarem propostas para o bem estar e sanidade dos animais, tanto os de fazenda quanto os de estimação, olvidando - até mesmo - que o Brasil é o maior produtor de carne bovina do mundo, um dos maiores em carne suína e de aves, e que o mercado pet move montanhas de dinheiro.

George Bush e sua mulher conduzem sua cadela Sadie.

Bill Clinton andava pela Casa Branca ao lado de seu cachorro Buddy.

Bill Clinton é recebido pelo ex-presidente George Bush e pela sua cachorra Millie.

Winston Churchill, em Londres com o secretário de Estado dos Estados Unidos, George C. Marshall.

François Mitterrand, brinca com seu labrador.

Presidente Lula com sua fox-terrier

Gerald Ford e seu cachorro Liberty, da raça Golden.

Barack Obama passeia acompanhado de sua família e de seu cachorro Bo.

Epitáfio do cachorro de Juan Domingo Peron, em Buenos Aires.

Vladimir Putin participa de reunião ao lado de seu labrador Koni.

Presidente do Brasil com seu labrador