quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

Meu presente de ano novo, para mim e quem mais achar que vale a pena...

Conto relatado por Cícero, A ESPADA DE DÂMOCLES, ilustra a situação de um conselheiro do Rei Dionísio de Cartago, Dâmocles, que bajulava o soberano fazendo alusão ao lado bom do poder, como mulheres belas, riquezas, roupas finas, cavalos, comida esmerada. O soberano deixou Dâmocles experimentar o trono e suas benesses, mas mandou amarrar sobre sua cabeça uma pesada espada, pontuda e afiada, presa apenas por um fio da crina de um cavalo. Essa a condição dos soberanos, das autoridades, de quem tem mandato.

Mensagem de ano novo

As obras, de qualquer natureza, nascem da vontade sedimentada no trabalho. Assim desejo que nossos rebanhos crescam, que nossas plantações floresçam.

João, o cachorro

Cá, no Mundo de Sanjaya, a pax canina é mantida pelo João, SRD lindo  e trabalhador que mantém com rédeas curtas o resto da matilha.

Para o Agrônomo Fabrício Migliorini, o BRS-Kurumim

Caro Fabrício, um dia postando seu nome no google, vais achar o Mundo de Sanjaya e verificar que as gemas que mandaste para o Amazonas, já formam belíssimas capineiras de capim elefante anão, o BRS-KURUMIM.

domingo, 13 de dezembro de 2015

Galinha caipira


Um frango de granja é abatido aos 28 dias, quando começa a decrescer a relação de absorção da ração em relação ao aumento de peso. Um pinto criado a campo leva pelo menos 60 dias para ter condições de abate.Mas as diferenças não param por aí, o sabor do caipira está a anos luz em qualidade do outro, os ovos então, são diferentes, têm as claras densas, as gemas amarelo-rosadas e concentradas, muito mais saborosos.

BRS-KURUMIM, o elefante anão

Aqui um jardim clonal de brs-kurumim o capim elefante anão. O agrônomo Fabrício Migliorini mandou-me as gemas de Marau, no Rio Grande do Sul. Pegaram a pior época, o verão abrasador de 2015 (pior da história da região), mas sobreviveram. Deixei o gado entrar e fazer o pastejo direto, se portaram muito bem, tanto as vacas quanto o capim. Agora é deixar proliferar e fazer mudas.

Sobre cavalos e burros


Dois animais são nossos, o Burro Francisco e o Cavalo Ventania. O Burro trabalha puxando uma carroça, o que faz muito pouco e a contragosto, porque ainda é menino, inteiro (tem os testículos) e pensa que pode ser líder de manada. Aqui ele está se insinuando para um lote de éguas do vizinho. Passou três dias nessas pastagens novas, mas entrou no lote e começou a brigar, prenderam num curral, mas burro é inteligente e ele abre as travas de curral. Levei para o pasto da terra-firme.
O Altair, que trabalha conosco, não sabia a diferença entre burro e cavalo, então expliquei que é filho do cruzamento do cavalo com a jumenta, ou do jumento com a égua, caso do Francisco, e que é um animal estéril.