cachorros do mato vinagre
Felipe Ferreira Vander Velden é doutorando do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Brasil. E-mail: fvander@unicamp.br.
Em um rico e belo artigo discute a existência de diferentes narrativas sobre a história e as relações entre humanos e não-humanos, baseando-se nos dados sobre a relação entre os Karitiana, povo indígena na Amazônia brasileira, e os cães e animais similares. Pretende ele demonstrar que os estudos sobre a domesticidade na biologia - que focalizam o paralelismo entre formas sociais humanas e não-humanas na consolidação da convivência mútua - precisam levar em conta as formas culturalmente distintas de se construir o universo social.
Explica o estudioso as razões porque os índios da Amazônia não domesticaram os canídeos selvagens da região e a sua relação – muito peculiar – com os cães trazidos pelos homens brancos.
Quem gosta de cães não pode perder tão magnífica leitura no endereço: http://www.scielo.org.ar/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1851-16942009000200006
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente