quarta-feira, 26 de março de 2014

Sanjaya, tucumãs e arreto no Habib's

Fala o preceptor de Sanjaya
O tucumã é fruto de uma palmeira nativa, muito apreciado por humanos e por animais - vejam que Sanjaya espera aflito pelas lascas, no vídeo acima -, é um fruto domesticado pelos indígenas da Amazônia e ainda carece de atenção dos órgãos de pesquisa para melhoramento genético, sabor, textura, uniformidade, tamanho dos cultivares etc.
Amazônidas consomem o tucumã com pão, com farinha de mandioca, com café...com nada. Descascar tucumã é uma arte, e já virou deboche entre políticos. Numa disputa por governo entre dois hoje senadores da República, um acusou o outro de ser descascador de tucumã para um mito político da Amazônia, Amazonino Mendes. Um dia numa visita a Amazonino, passei pela cozinha e uma senhora descascava tucumãs, olhei para as frutas e cruzei o olhar com o homem, ele riu e assentiu com a cabeça.
Neste mês uma jovem senhora, num ataque de ...arreto (arreto é uma palavra que de modo chulo descreve um comportamento frívolo, extravagante), pois não encontro melhor descrição para o ato, desancou um monte de insultos aos atendentes da lanchonete Habib's em Manaus, porque não a estavam atendendo do modo que esperava. Disse que eram desatentos, desidiosos e que só serviam para COMER PEIXE E DESCASCAR TUCUMÃ, numa clara demonstração de preconceito aos hábitos alimentares dos amazônidas.
O Planeta Terra é a pátria de todos os seres, tanto que Sanjaya é um pastor de shetland, cão originário das Ilhas Shetland, no Mar do Norte, mas vive em Manaus, e ADORA tucumã. Todos são bem vindos à Amazônia, porque ninguém é daqui, em todas as épocas que homens ocuparam a região, vieram de outros lugares, em navios, caravelas, canoas, a cavalo, andando...
Mas se está morando por aqui, tirando seu sustento, sua subsistência por aqui, não magoa, não fresca, não se arreta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente