sábado, 21 de maio de 2016

Rogélio Casado, fica em paz!

Conheci o Rogélio quando namorava uma linda irmã do Simão Pessoa, mais tarde casaram, tiveram filhos, tomaram novos rumos. Sempre nutri pelo Rogélio uma grande admiração por sua maneira singela e paradoxalmente culta de se exprimir. Foi um dos intelectuais mais refinados que conheci em minha vida.
Não marcávamos encontros, a vida os programava, mas quando aconteciam, tinhamos longas conversas, muito agradáveis. Começávamos sempre pondo em dia o que conteceu nos intervalos e depois falávamos do que pretendiámos fazer, 
Eu não sabia o quanto gostava do Rogélio, até que soube da morte dele...passei dias sem esquecer do fato, via o pai bondoso, carinhoso, orientador daquele pirralho lindo que transitava por livrarias.
Que a concepção de Divindade que cultivava o receba.

terça-feira, 17 de maio de 2016

Tartaruga de criatório

No amazonas temos diversas espécies de quelônios: tracajás, tartarugas, iaçás, irapucas, peremas, mata-matás, cabeçudas. Há também uns três tipos de jabutis, as tartarugas terrestres.
Os animais da foto são vendidos em frente ao condomínio onde moro, em Manaus. 
Amazônicas adoram carne de tartaruga, mas acho que há dois fatores que dificultam o consumo, um é o preço - muito caro -, outro é que tartaruga é bicho que só presta ser comido logo depois de ser morto, fresquinho.

segunda-feira, 16 de maio de 2016

Jerico, o dono do sítio

É impossível tocar um sítio, uma pequena fazenda, sem um trator. Esse velho camarada tem onze anos, serve para puxar roçadeira, arrasta arado de dois discos, gradeia a terra, puxa carroça e transporta animais, madeira e outras cargas.

Ração caseira básica

Neste monte, dois sacos de farelo de trigo, um saco de casca de soja, um saco de milho moído, dois quilos de sal grosso. Essa mistura é usada no Mundo de Sanjaya para jogar em cima do capim elefante moído para bois e carneiros, também é adicionada à macaxeira e jerimum moído dos porcos. Todo mundo gosta, até mesmo os cachorros tiram uma casquinha.

sábado, 7 de maio de 2016

Lagarta de fogo


Hoje à tarde fui ferroado por uma lagarta. Eu peguei no animal sem querer, ao afastar um galho de cajazeira que se estendia ao corrimão de uma escada. 
A dor foi imediata, todos os cinco dedos da mão esquerda foram afetados nas pontas. A dor é comparável àquela da ferroada de arraia. Sei porque já fui ferroado por uma em 1981, quando o ferrão atravessou meu pé, nas margens do Rio Urubu, no Amazonas.
Tentei racionalizar os efeitos e extensão da dor, mas lá pelas tantas perdi o controle. Pude observar que a dor fica localizada ao membro afetado e percorre em ondas para o resto do corpo, diferente da dor da arraia, que se manifesta em todo o corpo. Também observei que em menos de duas horas a crise aguda passou, embora eu tenha tomado o que estava à mão: um comprimido de buscopam, dois comprimidos de polaramine, usei gêlo, mas o que achei que deu alívio colocar a mão em água morna.
Passada a crise de dor, observei pontos negros nos locais da picada, como se houvesse entrado na carne fagulhas de madeira, mas agora, passadas mais de seis horas, tais pontos sumiram embora ainda tenha os dedos inchados e doloridos nas pontas


.

domingo, 1 de maio de 2016

Mulata pelada

Jardim clonal de cana de açúcar mulata pelada, muito adequada à forragem para herbívoros (vacas, ovelhas, cabras), além de dar um saboroso - e generoso - caldo de cana para humanos. Em poucos meses teremos mudas suficientes para formar um piquete e garantir forragem no verão duro que se prenuncia em 2016.

Capim elefante anão em terra firme e várzea

BRS KURUMIM, que trouxemos de Marau (RS), em jardim clonal de terra firme. Na parte baixa da foto o corte raso. Só recebeu calcário na cova, junto com esterco de ovelha curtido.

Brs Kurumim cortado raso, com 03 semanas, sem receber adubação após o corte.

Piquete de várzea sendo plantado com BRS Kurumim, usando distância de um metro entre covas. Não foi usado esterco nem calcário, pois estamos apostando na composição do silte trazido pelo Solimões, rico em fósforo e calcário.

Promessas no mundo de Sanjaya

Novilha girolanda, genética pendente para o gir leiteiro

Novilha girolanda, genética pendente para o holandês

Novilha jersolanda, genética pendente para o jersey

Novilha girolanda, genética meio sangue

Novilha girolanda, genética pendente par o gir leiteiro

Promessa de reprodutor Santa Inês, observando o Chico comendo na sombra